|
MDogster
|
 |
« Responder #100 em: Junho 06, 2008, 08:46:19 » |
|
as exposições, para mim não são um objectivo e elas SÃO uma ferramenta ou seja, a qualificação torna-se neste caso mais importante que a classificação. Concordo em absoluto com esta posição. Numa perspectiva de criação, o relatório no julgamento da raça, independetemente da classificação obtida, é o que de facto importa. Tudo o resto, é muito giro, sabe bem ao ego, mas não passa de "show". 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
thuyas
|
 |
« Responder #101 em: Junho 06, 2008, 13:22:28 » |
|
Boa tarde, antes de mais um convite ao membro MFLX que pelo que pude ver mora aqui para os meus ladoas(Mafra). A minha porta está sempre aberta para os vizinhos  ; desde que sejam boa gente  Esperança, pelas conversas que temos tido sei perfeitamente a maneira como vês a criação e os cães. Se por um lado concordo que as exposições são apenas uma parte de toda a criação sou obrigado a discordar sobre: "... qualificação torna-se neste caso mais importante que a classificação..." Eu pergunto-me qual qualificação?  entra-se em ringue .....e já está......1º, 2º, ou por ai fora. Obviamente o 1º classificado será porventura o melhor, aquele que está mais completo dentro do estalão da raça. è para isso que todos trabalhamos ou não?? Rafael, tenho todo o gosto em conhece-lo numa próxima exposição. É sem dúvida uma pessoa muito ponderada e consciente. "sabemos que certos cães até obtêm títulos e no entanto têm defeitos escondidos”… verdade? São campeões mas daí a serem bons reprodutores vai uma certa distância... (Felizmente, isto aplica a uma minoria...)" O problema é que esta minoria está cada vez maior  Cumprimentos Pedro Silva
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
da Horta Primeira
|
 |
« Responder #102 em: Junho 06, 2008, 14:19:35 » |
|
Concordo com algumas coisas dos pontos de vista aqui apresentados,mas infelizmente quantos relatórios servem apenas para arquivar no meu dossier pois quantos aparece ou tudo exc e 2º ou 3º por vezes apontando uma observação q sirva de desculpa para lhe dar um 3º ou 4º? Foquei aqui o meu espanto quando em 15 dias o mesmo juiz deu ao mesmo cão um prémio de raça e um muito bom ?Como seriam esses relatórios?Nós é que teremos de procurar aperfeiçoar a raça lendo e fazendo ,como aqui ,troca de informações.Para mim e penso q para a maioria sabemos quando os nossos cães são bem julgados independentemente de ficarem em 1º,2º,3º ou4º.As exposições são um ponto de encontro de amigos de novos amigos ,de troca de pontos de vista ,de "fofocas"(no bom sentido),claro que gosto de ganhar como todos mas isso é secundário para mim ,mas fico mais triste quando são mal julgados e infelizmente isso acontece muitas vezes sejam meus ou de outros. 
|
|
|
|
|
Registado
|
Isabel Taborda Oliveira Afixo da Horta Primeira
|
|
|
|
espe
|
 |
« Responder #103 em: Junho 06, 2008, 16:55:21 » |
|
Querida espe:
Si, yo lo dije; para ser criador es preciso ser un poco nazi, pero no me mal interpretes, quiero dar sentido a esta frase y te voy a poner como ejemplo mi método:
Tengo un precioso Chinese Crested, macho, elegante, muy bello pero con un defecto que creo grave en la raza. Ello que significa para mí: NO LO USO PARA CRÍAR CON MI PERRA Y NI SIQUIERA LO PRESTO A NADIE.
Tuve una magnífica pomerania en Wolf Sable importada de Inglaterra, la hice campeona de varios países y era epileptica, NUNCA CRIÉ CON ESA PERRA
Considero que nuestra labor es mejorar la raza y por supuesto: NADA MAS GRATIFICANTE QUE LLEGAR DE UNA DURA JORNADA DE TRABAJO Y SENTARME EN "LA SALITA DE LOS PERROS" RODEADO DE GRABADOS ANTIGUOS, DE LIBROS DE PERROS, DE MIS DIUPLOMAS Y TROPFEOS Y DE MIS "NIÑOS".... LOS VIEJOS, LOS DE SHOW Y LOS QUE NO LO SON..... Y PICARLES UNAS MANZANAS Y HABLAR CON ELLOS
Su fidelidad es tan grande que hasta el más miserable de los mestizos (rafeiros creo que les llamais en portugués) se merece todo mi amor.
No puedo vivir sin tan noble criatura, EL PERRO, son mi extensión, mi ilusión, mi familia a cuatro patas ............PERO PARA PRESERVAR UN PATRIMONIO GENÉTICO HAY QUE SER UN POCO NAZI...................................................................................
Rafael, em primeiro lugar queria-lhe dizer o quanto as suas palavras me tocaram: gostei... MESMO! (Em Espanha também ficam com pele de galinha?  ) E em segundo lugar, queria esclarecer que, ontem já era um pouco tarde (para mim) quando escrevi neste tópico e só depois de ter fechado o computador e de me ter retirado para uma noite de descanso  é que realizei que no fundo eu também estou a ser um pouco nazi... Exactamente pelos mesmos motivos que aponta na sua resposta
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
espe
|
 |
« Responder #104 em: Junho 06, 2008, 17:11:15 » |
|
Esperança, pelas conversas que temos tido sei perfeitamente a maneira como vês a criação e os cães. Se por um lado concordo que as exposições são apenas uma parte de toda a criação sou obrigado a discordar sobre: "... qualificação torna-se neste caso mais importante que a classificação..." Eu pergunto-me qual qualificação?  entra-se em ringue .....e já está......1º, 2º, ou por ai fora. Obviamente o 1º classificado será porventura o melhor, aquele que está mais completo dentro do estalão da raça. è para isso que todos trabalhamos ou não?? Pedro, o que eu queria dizer é que para mim, 1º, 2º, 3º... tem menos importância do que o relatório do julgamento, ou seja, a avaliação. É claro que também gosto que os meus cães fiquem em 1º lugar mas também compreendo que... se calhar, se aparecesse mais vezes, com mais cães... teria com certeza mais hipóteses que isso acontecesse  Sendo assim, vou participando, conhecendo gente nova... (foi nas exposições que te conheci  ), aferindo a qualidade dos meus cães... seja com a ajuda dos senhores juízes, seja de outros criadores...  Esta é apenas a minha maneira de viver as exposições caninas.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
espe
|
 |
« Responder #105 em: Junho 06, 2008, 17:55:35 » |
|
Ah! Volto só para acresecnetar que vários dos 2º lugares me souberam a 1º lugares. Foi com convicção que, várias vezes afirmei que o meu 1º lugar (do meu cão  ) valia mais que o 1º 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
espe
|
 |
« Responder #106 em: Junho 07, 2008, 23:29:47 » |
|
Ups  Queria eu dizer O meu 2º valia mais que o 1º 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Rafael de Zafra
|
 |
« Responder #107 em: Junho 09, 2008, 09:58:46 » |
|
El bien de la raza exigue algunas veces no seé como se dice en portugués................ cribar, tamizar, escoger.............. para que los defectos no se transmitan........ a pesar del refrán español que dice A NADIE LE HUELEN SUS PEDOS NI SUS HIJOS LE SON FEOS disculpenme la ordinariez......
Espe: en España tanbién decimos lo de la piel de gallina........
Ser consecuente es simplemente ANTIECONÓMICO Y DURO, pero muy muyy gratificante en lo personal
Hay grandes perrros que no ganan todas las veces y hay muchos perros MUY APARENTES QUE SON CAMPEONES Y QUE TIENEN SEVEROS DEFECTOS...... es una gran verdad........
Criar de un modo sano y objetivo es complicado pero esa debe ser la labor de un buen aficionado "AD MAJOREM GLORIAM CANEM"
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
espe
|
 |
« Responder #108 em: Junho 14, 2008, 11:44:54 » |
|
Concordo com algumas coisas dos pontos de vista aqui apresentados,mas infelizmente quantos relatórios servem apenas para arquivar no meu dossier pois quantos aparece ou tudo exc e 2º ou 3º por vezes apontando uma observação q sirva de desculpa para lhe dar um 3º ou 4º? Foquei aqui o meu espanto quando em 15 dias o mesmo juiz deu ao mesmo cão um prémio de raça e um muito bom ?Como seriam esses relatórios?Nós é que teremos de procurar aperfeiçoar a raça lendo e fazendo ,como aqui ,troca de informações.Para mim e penso q para a maioria sabemos quando os nossos cães são bem julgados independentemente de ficarem em 1º,2º,3º ou4º.As exposições são um ponto de encontro de amigos de novos amigos ,de troca de pontos de vista ,de "fofocas"(no bom sentido),claro que gosto de ganhar como todos mas isso é secundário para mim ,mas fico mais triste quando são mal julgados e infelizmente isso acontece muitas vezes sejam meus ou de outros.  Pois é... pela primeira vez, depois de uma exposição (do dia 10/06) fiquei com vontade de nem sequer arquivar o relatório  Ele há pormenores que podem ser de avaliação subjectiva ou que podem mudar de um dia para o outro e até mesmo de um momento para o outro e, isso é perfeitamente compreensível. MAS há outros que só com muita imaginação é que podem ser observados e referidos num relatório. Só a título de exemplo: a minha cachorra tem olhos claros E está à vista de qualquer um...
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
espe
|
 |
« Responder #109 em: Junho 14, 2008, 11:53:17 » |
|
El bien de la raza exigue algunas veces no seé como se dice en portugués................ cribar, tamizar, escoger.............. para que los defectos no se transmitan........ a pesar del refrán español que dice A NADIE LE HUELEN SUS PEDOS NI SUS HIJOS LE SON FEOS disculpenme la ordinariez......
Espe: en España tanbién decimos lo de la piel de gallina........
Ser consecuente es simplemente ANTIECONÓMICO Y DURO, pero muy muyy gratificante en lo personal
Hay grandes perrros que no ganan todas las veces y hay muchos perros MUY APARENTES QUE SON CAMPEONES Y QUE TIENEN SEVEROS DEFECTOS...... es una gran verdad........
Criar de un modo sano y objetivo es complicado pero esa debe ser la labor de un buen aficionado "AD MAJOREM GLORIAM CANEM"
Rafael, Não podia estar mais de acordo com todos os seus pontos de vista  Eu explico a minha primeira reacção à expressão "ser nazi"... Fui renitente em referi-lo aqui, mas aqui vai: lembrou-me de imediato algumas situações de que tive conhecimento na canicultura... Pois é, alguns criadores fazem uma selecção à nascença e até mais tarde... E mais, não comento 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
thuyas
|
 |
« Responder #110 em: Julho 24, 2008, 10:00:03 » |
|
Meus amigos, não desvirtuemos o titulo deste tópico; Juizes, é deles que queremos aqui falar. E aproveito para voltar a reeiterar aquilo que já tinha sido dito por estas bandas acerca dos julgamentos. Lisboa Mediterranea Winner 2008 ( Domingo) ; Raça: Basset Hound: Julgamento vergonhoso. Ganhou sem dúvida o criador e não o cão. Continuamos a julgar trelas em vez de cães! Foi notório para quem estivesse a ver que foi tendencioso o julgamento feito a esta raça. E apesar de eu mesmo ter em ringue um cão e se até aceito o facto de ele ter perdido pois não levava a cauda totalmente levantada o que na raça é um ponto negativo devo acrescentar que o exemplar que estava em ringue tb o não fez na totalidade apresentando defeitos bem piores. Para além disso um factor importante e que deveria ser levado em conta pelo juiz é que o mesmo julgamento foi feito em plena hora de calor (12:00) o que tb não abonava a favor dos cães que se mostravam cansados do calor e por isso com menos vivacidade daquela que se poderia esperar. Infelizmente ganhou o pior e mais estranhamente todo o julgamento seguinte foi na mesma perspectiva muito mau. Ficou sem dúvida mais uma vez comprovado que perdeu a raça e perderam os poucos espectadores presentes a oportunidade de ver ganhar um verdadeiro campeão. É pena que assim seja. Continuamos a premiar a antiguidade em vez da qualidade.
Cumprimentos
Pedro Silva
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Rafael de Zafra
|
 |
« Responder #111 em: Julho 24, 2008, 12:01:49 » |
|
NO ví el juicio, y no puedo dar mi opinión pero si que te diré una cosa LOS PROBLEMAS DE LA CANICULTURA SON DAÑOS COLATERALES DE LA AFICIÓN.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
da Horta Primeira
|
 |
« Responder #112 em: Julho 24, 2008, 13:15:44 » |
|
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
da Horta Primeira
|
 |
« Responder #113 em: Julho 24, 2008, 13:21:39 » |
|
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Fernandopera-Isabel Oliveira
|
 |
« Responder #114 em: Outubro 12, 2008, 12:36:53 » |
|
Infelizmente isso acontece no nosso meio, uma grande maioria dos juízes portugueses sempre com padrinhos e amizades, que passam acima de qualquer julgamento honesto e imparcial. Acho que ainda não ouve exposição que isso não tivesse acontecido, mesmo ultimamente em Arcos de Valdevez, nas finais ouve um cão por que foi apresentado por uma certa pessoa, eu comentei o lugar que lhe ia ser atribuído e não me enganei, mas o que eu não entendo é porque não se aponta o dedo a esses juízes de maneira a que eles saiam do circuito, mas isto já esta tão viciado que vai ser difícil por medo de repressões do CPC.
Embora tenha ido a várias finais, nunca fui ao podium, mas isso pouco interessa, o CAC ou o CACIB é que conta, o resto é só para Ingles ver, mas isso também acontece no estrangeiro quando são exposições organizadas pelos presidentes de clubes, os julgamentos são feitos cá fora, aconteceu em França pelo centenário do Clube Françês do Cão de São Bernardo.
Não vou mais apontar o dedo, um abraço, Fernando Pera
|
|
|
|
|
Registado
|
Fernando Pêra "Afixo Pêra Bernardo", S. Bernardos
|
|
|
|
lupitinha
Visitante
|
 |
« Responder #115 em: Outubro 12, 2008, 21:12:36 » |
|
Como já disse várias vezes não sou grande forista, mas como nos últimos dias tenho permanecido mais por casa resolvi agarrar-me ao computador e terei necessáriamente de retomar este velho tema para que se faça luz em algumas cabeças: Sou Juíz há apenas 5 anos, quando me achei capaz de o assumir, merecendo, passando todas as etapas e exames que não são fáceis, para quem não saiba, mas e principalmente quando me preparei para a critica fácil daqueles que nos julgam pelo que é aparente e não pela dificuldade e responsabilidade que temos quando qualquer expositor nos apresenta um cão. Para quem não saiba, os Juízes Portuguese são dos mais apreciados e convidados para julgar por esse mundo fora e engane-se quem pense que é pelo passeio ou pela troca de favores! Já se imaginaram subir um avião pela madrugada, chegar a um qualquer lugar, seja a que hora for, às vezes perder e bagagem, comer e dormir "a correr", levantar cedo, julgar 90 cães, almoçar a correr, ao fim da tarde tomar um duche para nos libertarmos do cheiro das várias raças... jantar à pressa, dormir à pressa e apanhar o avião de madrugada para voltarmos com a sensação de que fizemos o melhor que pudemos e soubemos?! È preciso ter um "amor" à arte imenso, uma capacidade de aprendizagem diária e uma resistência à crítica fácil do tamanho do mundo! Claro que os Juízes se podem enganar, somos humanos e embora, como em tudo na vida, possamos alguns de nós não sermos o que esperam de nós deixem-me responder ao interlocutor anterior o seguinte: Quem tem o poder é quem apresenta o cão e não quem o julga; se não houvesse expositores, para que serviam os Juízes? E a melhor maneira dos contestarmos é não apresentando cães. E olhe o que às vezes parece previsivel não é! Há uns meses atrás falava-se por aqui que há uma trela que ganha sempre?! e sendo verdade não será porque tem na ponta os melhores cães da sua raça?! Não queria enfatizar muito pois estou a julgar em "causa própria", mas como também sou expositora devo concluir que é mais cómodo sê-lo, do que julgar os cães dos outros. E sabem porquê? porque, nós Juízes sabemos que só há um 1º. Reflictam, pensem bem, pois nós não somos os "já falados". Há apenas Juízes melhores e Juízes piores; a estes não apresenten cães, principalmente se não forem bons exemplares, pois para um Juíz é extremamente constrangedor assumir que está perante um mau exemplar. Boa noite Mª Amélia
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
lupitinha
Visitante
|
 |
« Responder #116 em: Outubro 12, 2008, 21:25:42 » |
|
Desculpem lá porque me apercebi tardiamente que cometi alguns erros, nomeadamente ortográficos, além de calcar duas teclas ao mesmo tempo também tenho o vício de não reler o que escrevo principalmente quando estou empolgada. No fundo, importante, realmente importante são os cães, mesmo os de Mto Bom...
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Blessing
|
 |
« Responder #117 em: Outubro 12, 2008, 21:44:41 » |
|
Amélia, Apesar de não ser juiz de exposições caninas, na minha vida profissional passo por situações em que tenho que avaliar desempenhos de pessoas, por isso, sei como é difícil julgar, seja cães, seja qualquer outra coisa na vida. E como tão sabiamente reconheceu, há bons e maus profissionais em todos os ramos... Ser juiz parece engraçado, mas é uma grande responsabilidade, e às vezes, é difícil... Ou porque os exemplares são todos muito bons, ou porque até são todos fraquitos, e o juiz não sabe para onde se há-de virar... E é verdade que a avaliação que eu faço hoje, amanhã pode ser diferente: o mesmo cão, o mesmo handler, mas o elemento subjectivo, quer queiramos, quer não, é incontornável, mas o próprio cão e o seu handler podem estar diferentes, hoje, e amanhã. Eu que o diga, por experiência própria... Eu costumo "experimentar" os juizes que não conheço, e se tenho má experiência, faço como diz a Amélia: da próxima, não lhe apresento os meus cães. Mas sem dúvida que a partir do momento em que entramos em ringue, ele é soberano e devemos-lhe respeito. Às vezes temos dificuldade em aceitar determinadas opiniões - às vezes podem ser tremendamente injustas - mas não esqueçamos o provérbio chinês: Quando apontamos o dedo a alguém, ficamos com os restantes virados para nós... Um beijinho para si!
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Fernandopera-Isabel Oliveira
|
 |
« Responder #118 em: Outubro 12, 2008, 22:26:51 » |
|
boa noite por acaso nem tenho grande razões pessoalmente dos juízes portugueses, julgarão poucas vezes os meus cães, ou tenho tido muita sorte o meu exemplar é mesmo excelente é campeão com 22 meses e não conheço pessoalmente nenhum dos juízes que o julgaram portanto o chapéu só se coloca na cabeça certa do que eu falei na minha intervenção anterior não foi para atingir a senhora que nem conheço e nunca julgou o meu cão portanto repito a casos que são flagrantes em Aveiro foi mais ainda a juíza deixou entrar os exemplares nem se deu ao luxo de perder algum tempo a olhar para os outros cães foi direitinho ó exemplar que falta de respeito para os outros participantes podia ter feito um bocado de circo para não dar tanto nas vistas não tenho a pretensão de ser melhor que os juízes não estudei para isso mas só não vê quem não quer ver foi comentado por alguns espectadores que estavam a assistir nas finais portanto não me venham com historias a casos e casos a juízes e juízes
Fernando Pera
|
|
|
|
|
Registado
|
Fernando Pêra "Afixo Pêra Bernardo", S. Bernardos
|
|
|
|
Isabel.oliveira
Visitante
|
 |
« Responder #119 em: Outubro 13, 2008, 21:17:46 » |
|
Todos nós sofremos criticas,avaliações no decorrer da nossa desempenho diario,,que seja como juiz ou simples trabalhador ou operador,muitas vezes injustas achamos nós,mas tentamos nos colocar no lugar de quem critica ou julga,será que honestamente ninguem encontra o que motivou dessas decisões? Muitas vezes simplesmente não queremos reconhecer que erramos. Já me aconteceu ter ao mesmo tempo tres exemplares a serem julgados pelo mesmo juiz. Para mim eu tinha a minha preferencia: para amigos ou até criadores havia outra opinião e para o juiz qual das tres? Pois foi ele e só a ele que deu a decisão final e queiramos ou não foi por isso que lhe apresentei os meus cães. Cada ser humano tem uma visão pessoal ,mas nada impede que cada um se exprima por aquilo em que acredita.
Já se imaginaram subir um avião pela madrugada, chegar a um qualquer lugar, seja a que hora for, às vezes perder e bagagem, comer e dormir "a correr", levantar cedo, julgar 90 cães, almoçar a correr, ao fim da tarde tomar um duche para nos libertarmos do cheiro das várias raças... jantar à pressa, dormir à pressa e apanhar o avião de madrugada para voltarmos com a sensação de que fizemos o melhor que pudemos e soubemos?!
Pois tudo na vida são opções,a vida de um juiz e certamente complicada ,o que se poderá dizer de quem se levanta todos os dias as 6 da manha,inicia o dia com 8 horas diarias a trabalhar fora ,aguenta as criticas e maus humores de muitos clientes,ou então fazer mil ou dois mil kilometros para uma exposição,comparando ,a vida de um juiz até parece uma aventura,não lhes tirando todo o merito de que tem direito. Por acaso até conheco um senhor que anda a estudar para juiz canino,de ai saber o quanto é dificil e penoso chegar ao fim,mas tambem dito por ele, é mais facil ser julgado ,que julgar.
Abraço a todos.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|