|
Ari Paim
|
 |
« em: Outubro 29, 2008, 00:20:06 » |
|
Fórum Anual 2008/2009 – “Reprodução e Melhoramento Genético” Porto, 23 de Novembro de 2008 No âmbito do Fórum Anual 2008/2009 com o tema "Reprodução e Melhoramento Genético", irá realizar-se a 23 de Novembro, na Delegação do Porto do CPC a sua 1.ª Jornada, para a qual serão convidados sócios do CPC e criadores, e que terá o seguinte programa: 1ª Jornada – “Análise, Selecção e Preparação dos Reprodutores”10.00 – Abertura Oficial -Carla Molinari – Presidente da Direcção do Clube Português de Canicultura 10.15 – 1ª Comunicação: (Genética) “Componentes da reprodução animal: de gâmeta até formação do novo indivíduo” Dra. Graça Lopes – Assistente do Dep. de Clínicas Veterinárias do ICAV – Universidade do Porto 11.00 – Coffee Break 11.15 – 2ª Comunicação: (Nutrição) “Nutrição para cachorros de sucesso – Alimentar a mãe desde o parto até ao desmame” Dr. David Morgan – Scientific Communication Manager, External Relations, P&G Pet Care 12.00 – 1ª Mesa Redonda – moderador: Ricardo Pereira Leite 12.30 – Almoço livre 14.30 – 3ª Comunicação: (Prática) “Avaliação e Selecção de Reprodutores” Mª Amélia Taborda – Juiz Internacional FCI/CPC, Membro da Comissão Norte Ricardo Pereira Leite – Juiz Internacional FCI/CPC, Membro da Comissão Norte João Vasco Poças – Juiz Internacional FCI/CPC, Membro da 1ª Comissão 15.15 – 4ª Comunicação (Veterinária) “Preparação dos exemplares para a reprodução” Dra. Graça Lopes – Assistente do Dep. de Clínicas Veterinárias do ICAV – Universidade do Porto 16.15 – coffee break 16.30 – 5ª Comunicação: (Nutrição) “Nutrição para cachorros de sucesso – Alimentar os cachorros desde o desmame até à idade adulta” Dr. David Morgan – Scientific Communication Manager, External Relations, P&G Pet Care 17.15 – 2ª Mesa Redonda – moderador: Ricardo Pereira Leite 17.45 – Conclusões: Comissão Norte 18.00 – Encerramento e entrega de Diplomas de Participação
|
Ari Paim Afixo Ivory de Valmosqueiro
|
|
|
|
Tovi
Visitante
|
 |
« Responder #1 em: Outubro 30, 2008, 22:06:07 » |
|
Então quem é que se vai inscrever na primeira jornada do Fórum Anual 2008/2009 sobre "Reprodução e Melhoramento Genéitco"?...
Olhem que é muito interessante... Além de termos muito prazer em os receber nas instalações da Delegação Norte do C.P.C..
|
|
|
|
|
|
Vale do Criz
|
 |
« Responder #2 em: Outubro 30, 2008, 23:44:01 » |
|
Eu conto lá ir.
Quais são as formalidades de inscrição? Qual a taxa de inscrição? O site é omisso quanto a isso, e ainda hoje fui ao PCP, tratar de uns registos, mas esqueci-me de perguntar.
|
Luis Gorjão-Henriques Afixo Vale do Criz
|
|
|
|
Valangels
|
 |
« Responder #3 em: Outubro 31, 2008, 00:56:42 » |
|
Eu conto lá ir.
Quais são as formalidades de inscrição? Qual a taxa de inscrição? O site é omisso quanto a isso, e ainda hoje fui ao PCP, tratar de uns registos, mas esqueci-me de perguntar.
Não me diga que vai apresentar cães na festa do Avante... 
|
Sérgio Fonseca BULLMASTIFF - CARÁCTER E NOBREZA
|
|
|
|
Tovi
Visitante
|
 |
« Responder #4 em: Outubro 31, 2008, 09:44:54 » |
|
Quais são as formalidades de inscrição? Qual a taxa de inscrição?
Já foi enviada a todos os sócios uma carta com o programa e com a ficha de inscrição. As inscrições deverão ser recebidas pelo CPC até ao dia 14 de Novembro. Caso o número de participantes inscritos ultrapasse a capacidade das instalações da Delegação Norte do C.P.C., este evento terá lugar em local a designar posteriormente, na cidade do Porto, pelo que solicitamos que nos faculte um contacto fácil nos espaços para isso reservados no destacável da inscrição, para que o/a possamos informar de eventuais alterações. Preço:SÓCIOS / ESTUDANTES - s/almoço 25€ - c/almoço 40€ Sócios do CPC com quotas em dia e indicação do nº de sócio; estudantes deverão incluir fotocópia do cartão de estudante válido e do ano lectivo corrente (2008/2009)NÃO SÓCIOS - s/almoço 35€ - c/almoço 55€ Almoço no local da Jornada
|
|
|
|
|
|
lupitinha
Visitante
|
 |
« Responder #5 em: Outubro 31, 2008, 13:29:08 » |
|
Caro David Vamos dar outra hipótese, se calhar mais prática, para alguns, para se inscreverem. Hoje mesmo pediremos ao Hugo para introduzir a ficha de inscrição no site. Acontece que não pudemos ultrapassar o envio de toda a documentação, mas sabemos que as cartas-convite, fichas de inscrição e programas foram enviados. Assim e Luis Gorjão para si que levantou essa dúvida, utilize o mail porto@cpc.pt para enviar o seu contacto pois a Judite ou a Raquel enviam-lhe de imediato a ficha. Claro que serve o mail para outros que o queiram utilizar. Gostaria de dizer que estas Jornadas (não será a única) são um projecto muito querido da Comissão Norte que esperemos tenham a aceitação que merecem pois culminarão num documento técnico inédito na nossa canicultura. Um abraço Mª Amélia Taborda
|
|
|
|
|
|
Vale do Criz
|
 |
« Responder #6 em: Outubro 31, 2008, 13:51:43 » |
|
Já enviei o mail
|
Luis Gorjão-Henriques Afixo Vale do Criz
|
|
|
|
Drummondville
|
 |
« Responder #7 em: Novembro 03, 2008, 00:11:53 » |
|
O Tema "Reprodução e Melhoramento Genético"
Olá a todos; Para já dou os parabéns pela realização do mesmo evento e à Sede do Porto pela iniciativa, que infelizmente por motivos pessoais não me será possível a presença no mesmo, no entanto este não seria o primeiro evento desta mesma natureza, ao qual apenas ficará a curiosidade, dos possíveis temas envolventes que poderão surgir como influentes à mesma matéria que possa ou não ser discutida.
Faz algum tempo que não visitava o AJ, no entanto ao receber a mesma carta de convite à participação deste mesmo evento fiquei confuso e nem quis acreditar no conteúdo da mesma. Pensei eu; em como a canicultura por vezes dá as suas reviravoltas, ou pode no mínimo estar em pleno conflito de ideias ou “Projecção da Visão Interna” enquanto Instituição e Representante de toda a Canicultura. Ora uma vez que o AzulJasmim é a mais recente “casa” de todos os canicultores e onde melhor se podem trocar opiniões referentes a tão diversos temas, pensei então em fazer uma visita a esta “nova casa”.
Ainda à dias, a arrumar alguns apontamentos e documentos das actividades da canicultura de 2008, estamos quase no fim não é? Mas eis que encontrei a pasta das informações da última reunião no nosso Clube Português de Canicultura.
Um dos temas discutidos na mesma reunião de forma muito indirecta era precisamente “O Melhoramento Genético”, quem não percebeu isso é porque certamente estava com muita falta de uma certa “Visão” mais cuidada em relação ao que se possa ter decidido na mesma reunião.
“O Melhoramento Genético”, melhoramente este elaborado por quem??? Por determinados criadores, alguns presentes na mesma reunião. Eu não lhe chamaria “O melhoramento Genético” mas sim “Trabalho de Selecção” afinal foi assim que aprendi, “Criar e Seleccionar” perguntem-se se o Melhoramento Genético não passa precisamente por isso mesmo, uma selecção prévia dos exemplares, claro está a genética também fará parte…
O mais estranho é que apesar da realização deste mesmo evento estar agendado para este mês, a realizar-se nas próprias instalações do próprio CPC no Porto, e ainda contando com a participação da administração do próprio Clube, existe na minha óptica uma extrema falta de logística por parte da gestão da “Visão” do próprio CPC.
Ora segundo a reunião realizada no CPC Lisboa dia 4 de Abril do ano corrente, foram tema de discussão a reabertura aos Registos Iniciais, alguém se recorda?
2º Ponto da Ordem de Trabalhos da mesma Reunião; - “Alterações do Artigo1º, Ponto 2 do Artigo3º e Artigo 4º do Regulamento do Registo Inicial”.
Ora com a nova rectificação, dá-se abertura à concretização de aprovação ao RI e futuramente aos LOP’s a exemplares em que a “Selecção Genética de Exemplares” simplesmente ficou-se pelo caminho.
Ainda voltando a um tema que tão miticamente ficou registado na canicultura e tão mal esclarecido ficou… dizia uma velhota num anúncio de televisão, “Ainda sou do tempo…” em que os LOP’s tinham um outro formato, com frente e verso, onde existia um espaço destinado às observações do criador. Embora muito misteriosamente o nosso Registo LOP tenha sido “muito alterado” a nível de formato, esses espaços existiam mas deixaram de ser aplicados na nossa canicultura. Ora para quem não se recorda, ou para quem não teve nunca a oportunidade de ver ou ter nas mãos esse modelo de Registo em LOP, os mesmos tinham uma área destinada a observações, não “especificando a quem, o responsável do seu preenchimento” foi alvo de alguma má gestão na minha óptica, por quem geria esse critério de preenchimento, muito provavelmente o próprio CPC ou o conselho que gerisse este mesmo Livro de Registos.
Na minha óptica penso que a Criação deve ser erguida num conjunto de princípios e respeitos, não só pelos animais enquanto seres vivos, mas também para quem tem o trabalho de os criar com C grande, se compreenderem melhor.
Quando a Gestão da Canicultura tem por opção, o retirar desse mesmo espaço de observações, que podiam e deveriam ser efectuadas na minha óptica pelo criador, penso que as observações do acto de selecção ficam condicionadas.
Penso que deveria ser por este mesmo Ponto que o CPC se deveria preocupar e não com o critério de Selecção Genética, não que deixe de ser um ponto de Interesse, mas presumo que deveria existir uma Base de sustentação ao Motivo que nos leva a desenvolver este mesmo tema. Quando de uma analise dos objectivos e da Visão do próprio CPC, apenas vejo e revejo alguma controvérsia e conflito interno de ideias…
Penso que falta um mecanismo no CPC que permita ao Criador ter meios para desenvolver um trabalho em concordância com as novas modalidades de Registos Iniciais. Penso também que faltam os tais ditos mecanismos cedidos por parte da gestão do Livro de Registos, que permita existir um respeito pela selecção tanto de exemplares como de genética em relação à selecção de exemplares.
Se um criador optar por seleccionar geneticamente um exemplar, como não apto para qualquer papel de interesse ou desenvolvimento a desempenhar na raça, como poderá o dito criador precaver-se quanto essas situações?
São sem duvida questões que ficaram por responder por parte da Dª Carla Molinari que muito respeito, e que na mesma Reunião de Lisboa até aos dias de hoje o tema tem sido absortamente deixado de parte. Na minha óptica são algumas questões que não são respondidas apenas por falta de logística…
Cumprimentos aos demais e uma boa reunião no CPC do Norte.
L. Miguel Drummond
|
Miguel Drummond Afixo Drummondville
|
|
|
|
Tovi
Visitante
|
 |
« Responder #8 em: Novembro 22, 2008, 18:28:57 » |
|
Atenção Devido ao grande número de inscrições a 1.ª Jornada do Fórum 2008/2009 - “Reprodução e Melhoramento Genético” (23Nov2008 - 10:00h) será realizada no Hotel Ipanema Porto (Rua do Campo Alegre, 156/172).
|
|
|
|
|
|
Tovi
Visitante
|
 |
« Responder #9 em: Novembro 24, 2008, 19:42:30 » |
|
Então?... Gostaram da 1.ª Jornada do Fórum 2008/2009 - “Reprodução e Melhoramento Genético”?... São da opinião que devemos continuar com este tipo de eventos?...
|
|
|
|
|
|
Blessing
|
 |
« Responder #10 em: Novembro 24, 2008, 21:31:30 » |
|
Infelizmente, eu não pude estar presente, mas acho que este tipo de iniciativas é extremamente importante. A canicultura não vive só de exposições e a perspectiva pedagógica é imprescindível! Além disso, uma das palestrantes é uma pessoa que já conheço por outras razões - a Dr.ª Graça Lopes, do ICBAS de Vairão, uma excelente profissional e óptima pessoa...
|
|
|
|
|
Tovi
Visitante
|
 |
« Responder #11 em: Novembro 24, 2008, 22:29:47 » |
|
(...) a Dr.ª Graça Lopes, do ICBAS de Vairão, uma excelente profissional e óptima pessoa...
Sem dúvida!... O saber e a simplicidade da Drª. Graça sobrepõem-se a uma eventual menor capacidade de comunicação.
|
|
|
|
|
|
CCBRAGA
|
 |
« Responder #12 em: Novembro 25, 2008, 00:03:46 » |
|
Foi um Domingo solarengo aquele que nos brindou num evento que foi extremamente produtivo não só pela transmissão de conhecimento , mas também pela partilha do mesmo feito nos respectivos debates. Tivemos apresentações tecnicas mas objectivas. Tenho de realçar as palestras do Ricardo e da Amelia que pela sua simplicidade e objectividade abordaram temas sensiveis e que concerteza devem deixar muita gente a meditar, mostrando a dedicaçao e o estudo realizado por ambos ao longo destes anos. Nas palestras mais tecnicas por parte da Dr. Graça e do Dr Morgan realçar a qualidade tecnica apresentada, com uma esquematização bem organizada e profissional.
Em relaçao a organisação achei que houve um empenho formidavel que permitiu a ausencia de incomodos, desenrolando-se o dia com a cadencia que se pedia. De realçar a excelente afluencia para um primeiro encontro.
Tenho a lamentar que 70% das pessoas fossem de outras zonas do pais que não o Norte, Não havendo uma uniformidade. Ainda de realçar a média de idades, fazendo eu esta pergunta: Onde estão os jovens?
Obviamente todas as pessoas tem a sua vida propria, mas com tanto criador por esse pais fora, será que todas as pessoas tiveram compromissos ao mesmo tempo? Eu tenho uma opinião propria acerca disso, é tudo uma questão de mentalidade. Se querem ser profissionais aprendam e nao ignorem as oportunidades de troca de experiencia. O que por dever impede que haja critica a quem se empenha em organisar e levar mais alem a canicultura portuguesa.
Resta-me duas considerações. Dar os parabens a todos os elementos organisadores pela dedicação mostrada e pelo exito alcançado. E pelas ultimas palavras da Amelia na sua sabia palestra antes das dedicatorias que acho que não deixaram ninguem indiferente e que fazem certamente pensar sobre o que se vive como realidade na canicultura portuguesa.
cumprimentos
|
Rui Vilaça
"nem todos podem ser como eles..."
|
|
|
|
MFLX
|
 |
« Responder #13 em: Novembro 26, 2008, 00:17:11 » |
|
Poucas vezes tive a oportunidade de participar num evento onde a objectividade e a paixão se complementaram de forma tão harmoniosa! Os nossos parabéns: - Pela objectividade e qualidade técnica das palestras; - Pela organização e boas condições; - Pela forma despretenciosa e arrebatadora com que os oradores transmitiram informação e partilharam a sua dedicação; - Pela forma como a Drª Graça transmitiu os seus conhecimentos sem se deixar enredar pelas hipóteses não fundamentadas. Mantendo o seu espírito científico, e apenas afirmando o que está comprovado; - Pela forma cativante como o Dr. Morgan nos brindou com os seus conhecimentos e capacidade orativa; - Pela forma franca e explícita como a Sr.ª Amélia Taborda e o Sr. Ricardo Leite partilharam conosco os seus conhecimentos, experiências e paixão; - Pela simpatia e boa disposição da equipa. Para ficar perfeito, só falta facultarem aos participantes a documentação de apoio dos oradores.  Estes elogios todos não são de graça! QUERO MAIS!!!!!
|
|
|
|
|
Alto do Cristelo
|
 |
« Responder #14 em: Novembro 26, 2008, 02:18:19 » |
|
Sem duvida um Domingo bem passado e produtivo. Palestras de qualidade e muito bem conduzidas com mesas redondas esclarecedoras, num ambiente descontraído. O Dr. David Morgan com uma palestra de extrema organização, interessante, com um poder de oração de deixar qualquer um agarrado ao contexto e sempre com um poder de resposta bem fundamentado. A Dr.ª Graça de Igual forma, passou em pleno a mensagem que também sempre fundamentou a sua argumentação no seu conhecimento científico. A Amélia Taborda mostrou com extrema objectividade o tema que de sua responsabilidade era a apresentação, de igual forma o Ricardo Pereira Leite o fez adicionando algumas brincadeiras de forma a tornar a sua intervenção mais informal. Ambas as apresentações com muita dedicação e paixão á mistura. Não nos podemos esquecer que alem destas pessoas o excelente ambiente, condições e um dia bem passado se deu a um trabalho de toda a comissão norte e sem esquecer da Judite e Raquel. A todos um muito obrigado e sempre na expectativa de outras iniciativas como esta. 
|
Saudações,
Ricardo Silva Casa Alto Cristelo
|
|
|
|
caladohelena
|
 |
« Responder #15 em: Dezembro 05, 2008, 17:35:47 » |
|
Olha, cá está um evento que tive mesmo muita pena de não poder ir.
Talvez para a próxima organizem em Lisboa (ou quem sabe em Faro) de forma a que nós mais do Sul também possamos ir.
Obrigado pelo detalhe !
|
|
|
|
|