|
Fernandopera-Isabel Oliveira
|
 |
« Responder #20 em: Fevereiro 02, 2009, 14:53:41 » |
|
mas será que esses RX tem qualidade para leitura ou é só para ter uma ideia do estado evolutivo do animal porque realmente é barato eu faço isso no meu veterinário quando possa surgir alguma duvida
Obrigado isabel oliveira
|
Fernando Pêra "Afixo Pêra Bernardo", S. Bernardos
|
|
|
|
Quinta do Pombalinho
|
 |
« Responder #21 em: Fevereiro 02, 2009, 15:05:18 » |
|
Isabel,
Eu já vi fazer varios exames de RX em tres veterinarios diferentes, o metodo foi igual em todos. A unica diferença destes exames é o tamanho da radiografia.
Agora não conheço a clinica veterinaria em causa, fui lá apenas uma vez. A melhor pessoa para lhe responder a isso será a Elisabete.
|
|
|
|
|
QuintaSinfonia
|
 |
« Responder #22 em: Fevereiro 02, 2009, 15:47:53 » |
|
Boa tarde,muito se fala de despiste de displasia, mas só vejo conversa.Primeiro diz-se que não devia de haver ninhadas com LOP sem os pais terem o RX de displasia.No entanto se assim fosse não haveria ninhadas registadas em Portugal, porque conheço poucos criadores que possam apresentar os certificados dos pais na altura do registo.Também vejo que á criadores que dizem nós os criadores, mas nunca tiveram uma ninhada de São Bernardos, e tanto se dedende os exame de displasia, (Editado pela Administração).
Eu pessoalmente tenho o comprovativo de isenção do meu macho e aguardo a leitura de uma das minhas femeas. Um abraço Americo Marques
|
Américo Marques Afixo QuintaSinfonia
|
|
|
|
Blessing
|
 |
« Responder #23 em: Fevereiro 02, 2009, 15:52:37 » |
|
Bom quanto aos citados RX, o preço é verdadeiro, mas foi "preço de amigo". Em todo o caso, aqueles RX, como o Diogo bem sabe, não dão para certificar: as chapas não são suficientemente grandes, não apanham as extremidades das pernas - não deve ser esse o termo técnico, logo, como na altura nos foi referido, nenhum veterinário faria relatório aqueles RX. Claro que, do ponto de vista do "descargo de consciência", a título particular, serve perfeitamente, porque ficamos a saber como é que está o animal. No entanto, o animal em causa não fica com um certificado de uma entidade oficial, o que, para os efeitos que para aqui andamos a discutir, não é garantia de nada. Poderíamos sempre invocar que o veterinário era amiguinho. Não me parece sensato que o CPCSB pudesse por exemplo admitir relatórios do veterinário particular. Sinceramente, para fazer as coisas à séria, como defendem, o RX deve ser certificado por uma entidade oficial, não pelo nosso veterinário de confiança. Só a certificação em Portugal, fica por 25 euros, fora os RX, que, para serem certificados têm que ser muito bem feitos. Ainda recentemente um hospital conhecido viu serem-lhe recusados os seus RX para a certificação de um animal. Por isso é que eu disse que isto tinha que ir passo a passo, porque o preço dos dois cachorros vai numa cesariana e na monta, fora microchips, vacinas, desparasitações, leite, ração, etc... Isto, se temos a felicidade da ninhada ser numerosa e de vender os cachorros a 1000 euros. Ora, nem uma nem outra coisa acontecem sempre. A vida está difícil para todos... Quanto ao senhor Marques, dou-lhe parcialmente razão. Note que eu não disse para o CPC começar amanhã a recusar o registo. Assim como com o corte de orelhas e caudas, a medida foi progressiva, aqui também o teria que ser. Imaginemos que se dizia que eram os cães nascidos a partir de 2009. Isso já nos dava a tal franja de adaptação. Por isso é que eu defendo prudência e moderação na implementação da medida que, sem dúvida, teria resultados positivos... E quanto ao seu cão, só lhe posso dar os parabéns por ter o certificado. É isso que todo o criador responsável deve almejar.
|
|
|
|
|
Baard
|
 |
« Responder #24 em: Fevereiro 02, 2009, 16:13:57 » |
|
Boa tarde Quinta do Pombalinho,
O preço da venda dos cachorros é pessoal e é o resultado de um entendimento entre vendedor e comprador. Ninguém deve comprar ou vender um cachorro por um preço que não considere justo. Não conheço bem a raça São Bernardo, mas nos Dobermann a diferença do preço de uma ninhada nascida de dois campeões mundiais e de outra nascida de dois campeões locais não é muita. Ambos os criadores das duas ninhadas tentarão colocar os cachorros com donos que os irão apresentar em shows, de forma a dar fama ao canil e aos progenitores.
Boa tarde Elisabete,
Entendo a sua ideia, concordo que fazer RX a vinte cães é caro, era bom mas não é fundamental porque se os progenitores que não fizeram o teste da Displasia e são portadores da mesma, não há nada a fazer, os cachorros já aqui estão, mas claro do ponte de vista do criador é sempre bom ver a evolução do HD dentro da linha do próprio. Ainda mais numa raça como o CSB onde o HD é um problema. Mas quem está a criar, tem de fazer os testes aos cães, quero dizer àqueles que vão ser usados para reproduzir as novas ninhadas. E, relativamente á redução de exigências na criação por causa do tempo difícil, eu não concordo, pois se os criadores não têm condições para criar com rigor, devem esperar por melhores tempos. E, os que não seguem estes mínimos não fazem criação pela raça, devem ter outros motivos.
|
With the right training Man can be the Dogs best friend
Baard Rigstad
|
|
|
|
Quinta do Pombalinho
|
 |
« Responder #25 em: Fevereiro 02, 2009, 16:26:18 » |
|
Caro Marques,
É verdade que nunca tivemos uma ninhada de São Bernardos, e a razão é porque decidimos não cruzar com as cadelas que tinhamos pois eram displasicas, mas nenhuma apresentava sintomas tal e qual como as tuas! (Editado pela Administração)
Gostaria que me informasses de todos os teus exemplares, quantos têm exame RX, ou quais deles tem ascendencia totalmente isenta? Por fim a displasia nos Dogues é em percentagem muito menor e peço que me dês exemplos, agora de são bernardos é provavelmente de 90%.
Bem, desde o inicio tentámos não atacar ninguem pessoalmente, pois temos varios casos em que o poderiamos fazer, mas o objectivo não é esse.
E sim melhorar a raça.....
|
|
|
|
|
|
 |
« Responder #26 em: Fevereiro 02, 2009, 16:42:32 » |
|
O preço da venda dos cachorros é pessoal e é o resultado de um entendimento entre vendedor e comprador. Ninguém deve comprar ou vender um cachorro por um preço que não considere justo. Não conheço bem a raça São Bernardo, mas nos Dobermann a diferença do preço de uma ninhada nascida de dois campeões mundiais e de outra nascida de dois campeões locais não é muita. Ambos os criadores das duas ninhadas tentarão colocar os cachorros com donos que os irão apresentar em shows, de forma a dar fama ao canil e aos progenitores.
concordo plenamente e digo mais ,para mim vender um cão não é só questao de preço,gosto de saber para onde vai,que fins terá o cão;expo. ou companhia condições para o seu futuro bem estar e ai sim definimos o preço,e até ao ponto de o oferecer se assim se justificar, Sei que nossos colegas da raça não aprovam este sistema,mas cada um age pela sua consciência, sou a favor dos exames de displasia,já tendo iniciado num macho reprodutor e tenciono fazer a todas as fêmeas que neste momento estão destinadas para criação, mal atinjam a idade recomendada. Sei que nos tempos em que estamos são difíceis,mas acreditem que é muito mais duro um dia vendermos um cão e que nos batam a porta a dizer; o vosso cachorro sofre de displasia com 7 ou 8 meses,e nós não podermos dizer que da nossa parte fizemos o certo. Porem também tenho vindo a pesquisar que nada nos garante que mesmo que tenhamos o casal isentos de displasia,venhamos a ter cachorros com,porque esta doença dita genética pode ir ao encontro até a 5ª geração. Se eu estiver enganada,obrigado por me corrigirem
Isabel Oliveira
|
|
|
|
|
Blessing
|
 |
« Responder #27 em: Fevereiro 02, 2009, 16:53:17 » |
|
Amigos, Vamos continuar com a discussão no plano elevado que estava até aqui, sem ataques pessoais. Ou não estamos todo nisto por amor aos são bernardos? Vá lá, ponderação e elevação, para que a raça possa sair a ganhar...
|
|
|
|
|
Quinta do Pombalinho
|
 |
« Responder #28 em: Fevereiro 02, 2009, 17:03:00 » |
|
Elisabete,
Na nossa opnião mais vale ter um exame da clinica em causa, que não ter nada..... Já era um principio. Em relação aos ataques pessoais, peço desculpa mas não poderiamos deixar de responder a acusações maldosas e sem sentido que nos foram dirigidas. Mas prometemos que não responderemos mais a provocações pelo amor à raça e porque a Anita ainda nos bloqueia este topico.
Isabel,
Concordamos com tudo o que diz, e tem razão quando diz que nada nos garante que não nasçam cachorros displasicos de uma ninhada de pais isentos, mas tendo os exames, na nossa opinião, fizemos a nossa obrigação. No exemplo que deu é completamente diferente ter exames do que não ter. Azar todos nós temos.....
|
|
|
|
|
|
 |
« Responder #29 em: Fevereiro 02, 2009, 17:14:48 » |
|
Isabel,
Eu já vi fazer varios exames de RX em tres veterinarios diferentes, o metodo foi igual em todos. A unica diferença destes exames é o tamanho da radiografia.
Agora não conheço a clinica veterinaria em causa, fui lá apenas uma vez. A melhor pessoa para lhe responder a isso será a Elisabete.
Diogo ,realmente dentro destes preços que aqui mencionaste,até na minha clinica vet.fazem e se calhar mais barato,no entanto são RX que não teem o contraste nem qualidade para leitura por entidades oficiais,simplesmente nos dam um parecer se um cão pode ou não ter displasia ou outra má formação qualquer. Infelizmente já passei por essas etapes todas ,de aí dou um real valor a estes exames,e penso que se hoje estamos a comecar por o caminho certo,podemos encontrar por trás desse caminho incertezas,porque nós vamos iniciar com os nossos cães,mas por trás os avós,bisavós,trisávos etc qual o grau que possuiam. Eu tentei pesquisar a linha genetica de alguns ,mas nem todos eles tinham resultados cumprimentos. Isabel.
|
|
|
|
|
|
 |
« Responder #30 em: Fevereiro 02, 2009, 17:33:06 » |
|
Mas prometemos que não responderemos mais a provocações pelo amor à raça e porque a Anita ainda nos bloqueia este topico.
Diogo Penso ao meu ver que não foi provocação,simplesmente e quem conhece o Sr. Marques ele quis salientar que antes de falarmos de certas coisas,o melhor é dar provas de que estamos a seguir o que avançamos no papel, não vamos entrar por caminhos tortos ,porque foi o que aconteceu no outro topico que a Anita ainda não desbloqueou(ou eu sou burra)e as pessoas muitas vezes por não conhecer o caracter de outras,levam tudo muito a peito,prezo muito por a amizade e compreensão das pessoas ,só assim conseguimos andar sem rancores,todos juntos e sem falsidades continuamos este debate pelo bem estar dos nossos são bernardos e Deus queira,todos com saude. Isabel.
|
|
|
|
|
abruno
|
 |
« Responder #31 em: Fevereiro 02, 2009, 17:42:23 » |
|
Através do clube não se pode fazer a 'certificação' oficial da displasia, mas tanto quanto sei o CPC aceita estes registos e indica os passos a seguir no seu site em: http://www.cpc.pt/?registos/displasia E tanto quanto sei o grau de displasia será 'averbado' ao LOP. Agora sobre a displasia da anca não encontrei nada, nem na secretaria do CPC sabem informar. Dificilmemte será 'proibido/limitado' a procriação de exmplares displasicos no curto prazo, mas os criadores 'a sério' podem perfeitamente começar a certificar os seus animais registando o grau de displasia. Ter guardado uma radiografia e não a submeter a apreciação de uma comissão de avaliação independente, não tem grande validade junto a potenciais compradores de ninhadas desses exemplares, já que pode sempre ser levantada a suspeição da origem e do animal no Rx. 1 
|
Beijinhos & abraços, Alexandre Bruno "Chegará o dia em que os homens conhecerão o intimo dos animais, e nesse dia, um crime cometido contra um animal será considerado um crime contra a humanidade" Leonardo da Vinci afixo "Big Applause For"
|
|
|
|
abruno
|
 |
« Responder #32 em: Fevereiro 02, 2009, 17:46:01 » |
|
|
Beijinhos & abraços, Alexandre Bruno "Chegará o dia em que os homens conhecerão o intimo dos animais, e nesse dia, um crime cometido contra um animal será considerado um crime contra a humanidade" Leonardo da Vinci afixo "Big Applause For"
|
|
|
|
Quinta do Pombalinho
|
 |
« Responder #33 em: Fevereiro 02, 2009, 17:53:35 » |
|
Isabel,
Diga isso ao Marques! (Editado pela Administração) Nós cruzamos com uma promesa feita pelo proprietario do mesmo, na nossa opinião é uma pessoa credivel!
Pode-nos acusar de corrermos o risco, mais nada! Como dizemos anteriormente os nossos cachorros são entregues com copia dos exames dos progenitores, e esta ninhada não será excepção! Basta ir ao nosso site!
(Editado pela Administração)
|
|
|
|
|
|
 |
« Responder #34 em: Fevereiro 02, 2009, 17:56:19 » |
|
Sr.Alexandre ,suspeitar que o RX não pertence ao exemplar é um bocado difícil No próprio RX quando este está a ser efectuado já esta inscrito o micro chip do próprio exemplar que esta a ser radiografado,esta é uma das exigências para a leitura oficial é como se fosse o bilhete de identidade,pois esse micro chip também consta no LOP. Outras pessoas certamente lhe podem responder sobre este assunto Isabel.
|
|
|
|
|
CindelP
|
 |
« Responder #35 em: Fevereiro 02, 2009, 18:05:27 » |
|
e tem razão quando diz que nada nos garante que não nasçam cachorros displasicos de uma ninhada de pais isentos, mas tendo os exames, na nossa opinião, fizemos a nossa obrigação. No exemplo que deu é completamente diferente ter exames do que não ter. Azar todos nós temos.....
o vindo a pesquisar que nada nos garante que mesmo que tenhamos o casal isentos de displasia,venhamos a ter cachorros com,porque esta doença dita genética pode ir ao encontro até a 5ª geração.
Isso não é bem assim. Ninguém pode garantir que um cachorro não desenvolverá HD. Mas pode, no entanto, diminuir as probalidades de tal acontecer. A HD tem caractér poligénico e efectivamente de dois "A"s podemos ter "D"s e o contrario tambem é verdade. Mas selecionando e utilizando apenas cães livres de HD estamos a restringir imenso a probalidade de ocorrencia da mesma e ao fim de algumas gerações já teremos algumas certezas. Agora, ignorando a mesma e cruzando Ah-Doc, é que não se vai a lado nenhum ... n
|
Nanci Pereira Afixo Quinta do Pasto
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
|
|
|
|
|
 |
« Responder #36 em: Fevereiro 02, 2009, 18:10:12 » |
|
Diogo,a gente só entende o que quer entender, 1º não o acusei de falsidade 2ºnão desviei o assunto e 3ºisto das pessoas ser credíveis,cada vez menos podemos confiar desejo que os seus cachorrinhos estejam de boa saúde,para eles e mais ainda para quem os comprar (sabe se Deus o que custa ver um animal a sofrer) e a maldade do Sr. Marques? quem o conhece realmente certamente o vai desmentir porque nem sequer ele o convidava para dormir em casa dele. Tente reconhece lo  Isabel. e
|
|
|
|
|
Quinta do Pombalinho
|
 |
« Responder #37 em: Fevereiro 02, 2009, 18:14:32 » |
|
Diogo,a gente só entende o que quer entender, 1º não o acusei de falsidade 2ºnão desviei o assunto e 3ºisto das pessoas ser credíveis,cada vez menos podemos confiar desejo que os seus cachorrinhos estejam de boa saúde,para eles e mais ainda para quem os comprar (sabe se Deus o que custa ver um animal a sofrer)
Isabel, Desculpe o meu português, mas estava a falar do Marques não de si! Em relação à maldade do Marques cada entende como quiser! Como o disse anteriormente, há que não guardar rancor de ninguem!
|
|
|
|
|
aradik
|
 |
« Responder #38 em: Fevereiro 02, 2009, 18:14:32 » |
|
Através do clube não se pode fazer a 'certificação' oficial da displasia, mas tanto quanto sei o CPC aceita estes registos e indica os passos a seguir no seu site em: http://www.cpc.pt/?registos/displasia E tanto quanto sei o grau de displasia será 'averbado' ao LOP. Agora sobre a displasia da anca não encontrei nada, nem na secretaria do CPC sabem informar. Dificilmemte será 'proibido/limitado' a procriação de exmplares displasicos no curto prazo, mas os criadores 'a sério' podem perfeitamente começar a certificar os seus animais registando o grau de displasia. Ter guardado uma radiografia e não a submeter a apreciação de uma comissão de avaliação independente, não tem grande validade junto a potenciais compradores de ninhadas desses exemplares, já que pode sempre ser levantada a suspeição da origem e do animal no Rx. 1  Tenho estado a acompanhar este tópico com um certo interesse, até porque é um assunto "quente". Agora não posso aceitar quando se sugere que o criador "a sério" é o que tem o despiste de displasia da anca averbado ao LOP. A um criador que tenha várias radiografias efectuadas de acordo com o protocolo correcto que permita a sua leitura, sai-lhe muito mais barato por exemplo enviá-las para a OFA do que para o CPC para leitura. Os resultados não serão averbados no pedigree, mas creio que muito poucas pessoas no mundo inteiro poderão contestar a credibilidade da OFA com uma das (o mesmo a) entidades de maior renome e reconhecimento na acreditao do nível de displasia. Por outro lado, e nos últimos anos mais especificamente para as raças portuguesas (se bem que agora o RI está supostamente aberto a todas as raças)... imagine-se que se tem 2 exemplares com más ancas, numa altura em que fosse obrigatório que os cães tivessem grau mínimo X para poderem cruzar. nada de mais simples... faz-se a ninhada, não se registam os cachorros, e faz-se o RI por exame a todos em adulto, ou no mínimo aos que tenham ancas com o grau mínimo... Nada de mais simples e "branqueia-se" facilmente as ancas... e perde-se a informação sobre a ascendência dos exemplares e o que essa linha produz... Finalmente, a própria questão do grau de displasia como limitador da possibilidade de cruzar é muito problemática. Sendo uma patologia multifactorial (causada por vários genes actuando em conjunto), não se conhecendo sequer os genes envolvidos, sabendo que o mesmo grau de displasia pode ser causada por diferentes razões (anatómicas e/ou ambientais), não é estritamente linear a restrição com base simplesmente no grau. Se calhar mais importante do que saber o grau, é saber porque razão o cão tem esse grau, e como complementar. E assumir a responsabilidade pelos riscos que se correm a criar com cães displásicos!
|
|
|
|
|
QuintaSinfonia
|
 |
« Responder #39 em: Fevereiro 02, 2009, 18:23:39 » |
|
Eu gostaria de dizer que não estou acusar de ninguem de falsidade.Eu nunca teria coragem de defender uma causa que fosse contra aquilo que eu pratico.Gostaria de lembrar o Diogo que só tenho dois cães com o RX de displasia, um já se sabe o resultado por isso é que cruzo com ele a femea estou a aguardar o resultado vindo da Alemanha.Quanto a cruzar a minha femea o que eu disse é que se fosse grau( C ) cruzaria á mesma, porque o Vivaldi é grau (A2), também faço lembrar o Diogo que o primeiro Português a mandar para a Alemanha o RX fui eu.Agora gostaria de saber como é que o Diogo consegue registar a ninhada(segundo o criterio que ele defende que não se pode ter LOP) só com a promessa feita pelo proprietario do macho, será o sufciente ?.Penso que isto não é maldade mas sim debater aquilo que se faz e não o que se diz.Será que o Diogo no proverbio não se enganou e quiz dizer faz o que eu faço e não faças o que eu digo, não sei se será assim. Meus amigos, sou de opinião para que se faça força para que NÓS OS CRIADORES,façamos o RX de displasia,mas não pela força de não se registar ninhadas quanto não se tem o certificado.Portanto como já cruzei exemplares sem RX nunca teria coragem de propor este métedo de penalização. Americo Marques
|
Américo Marques Afixo QuintaSinfonia
|
|
|
|