Setembro 04, 2010, 04:43:16

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
   Início   Ajuda Calendário Galeria Galeria Entrar Registe-se  
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Escolha de Juizes para Exposições  (Lida 818 vezes)
QuintaSinfonia
Subscritor Anual AJ

« em: Julho 28, 2009, 20:01:44 »

Boa tarde,

Espero que a abertura deste tópico não seja considerada uma "afronta" para os Expositdores e Juizes, no entanto não podia deixar passar certos tipos de situações sem que estas fossem comentadas e espero que futuramente corrigidas.

Como Criado e Expositor, tenho feito grande esforço para melhoramento da raça que eu crio (Cão de São Bernardo), fazendo deslocações ao estrangeiro com alguns custos para conseguir bons cruzamentos e aperfeiçoar a raça em Portugal como pretende a FCI!

Por isso custa-me ver que a escolha dos Juizes para as Exposições quer Nacionais, Internacionais, Especiais, Especializadas e Monográficas muitas vezes não é tida como uma mais valia para o reconhecimento do trabalho dos expositores e criadores.

Desta forma pedia aos Clubes e Organizadores das Exposições que tivessem em consideração as suas escolhas, para que de futuro possa haver mais exemplares inscritos nos eventos e que os julgamentos sejam feitos de acordo com a qualidade dos exemplares.

Não é compreensivel que numa Exposição Especial, Especializada ou Monográfica seja convidado um Juiz "All Round" que sabe o básico sobre a raça, e muitas vezes nem sequer se "actualiza" sobre o estalão da mesma! Estas exposições são o "espelho" do nosso trabalho, e basta um juize pouco perceber da raça para estragar bastantes anos de trabalho dando uma classificação nada merecedora do exemplar!

Mais uma vez digo que este tópico não foi aberto para atingir ninguem, no entanto, é uma observação que muito se houve no meio dos expositores e que nunca foi tida em consideração pelos Clubes e Organizadores! Espero que este tópico sirva para podermos melhorar os julgamentos daqueles que nos fazem felizes.

Cumprimentos,
Américo Marques
Denunciar ao Moderador   Registado

Américo Marques
Afixo QuintaSinfonia
leoguima
Subscritor Convidado

« Responder #1 em: Julho 28, 2009, 20:19:32 »

Américo, meu amigo,

Concordo com tudo o que disse!

Apesar de não ter nem de perto a mesma experiência e dedicação à raça que o Américo tem tido nos últimos anos, gosto de aprender com quem cá anda e com quem cá vem julgar a nossa ou outras raças. Se essas pessoas, os juízes, a quem recorremos e pagamos, simplesmente vêem para nos fazerem desaprender ou desacreditar não vale mesmo a pena.

O trabalho de um bom criador é avaliado e valorizado ou não numa exposição... Daí que eu nem tenciono começar a criar a nossa raça sem ter a certeza que o que venho a aprender é o correcto e procurado para o bom evoluir da raça!

Espero que aos olhos de todos, isto não seja visto como uma critica mas sim como um apelo como eu também entendi do Américo!!!

Se todos os representantes e amantes das raças intervierem neste assunto e manifestarem o seu desagrado, as suas raças só ganham com isso. Todos sabemos que nos clubes, quer de raça quer no CPC, é dificil agradar a todos, (quando há custos inerentes, viagens, etc) mas pelo menos que haja um esforço por agradar a raça e lutar pela inovação e não por julgamentos de juízes que pararam no tempo ou por outros que vão repetir o que já disseram antes, apesar da sua grande experiência.

Um beijinho a todos
Leonor

Leonor Guimarães
"Cascão do Vale da Beloura" S. Bernardo
Fernandopera-Isabel Oliveira
Participante

« Responder #2 em: Julho 28, 2009, 20:35:31 »

mais uma vez deu para ver até que ponto os interesses de alguns passam acima de qualquer julgamento serio e isento e dá para ver só quem não quiser ver se estávamos mal servidos com os franceses  não fomos para melhor mas vou acabar por comprar uma trela de  ouro assim talvez ganhe porque não vejo outra razão e não vou dizer que não estou a criticar que um dia vou mesmo acabar as expos como já deixei de apresentar os meus cães a certos juízes isso pode acontecer não estou para andar a pagar essa gente e eles ainda andar a gozar com a minha burrice

um abraço Fernando Pera

Fernando Pêra
"Afixo Pêra Bernardo", S. Bernardos
Alp
Moderador

Cão da Serra da Estrela "d'Alpetratínia"

« Responder #3 em: Julho 29, 2009, 04:15:08 »

Boa Noite, a todos!

Depois de ler este tópico, sinto necessidade de recordar que aqui, no AJ, num outro tópico já se referiu este tema. E dentro deste tema pensei que houvesse uma conclusão a que já se tivesse chegado.

A regra (salvaguardando a existência de acordos individuais organização/Juíz) é que um Juíz actua numa exposição canina qualquer graciosamente tendo as despesas de deslocação, alojamento e alimentação pagas pela organização. A FCI prevê o pagamento ao Juíz, em exposições internacionais, de uma taxa de 35 Euros por dia, para ajudar a custear despesas pessoais, além das anteriormente referidas. Presumo que não será a este valor que se referem quando pretendem sacar responsabilidades aos juízes por serem pagos. Aliás, como temos aqui vários(as) foristas da Linha, pergunto se nessa zona nobre do País há alguém que preste esporadicamente um serviço diário, fora do seu meio, por este valor. É que na Beira Interior Sul (como parece que agora se chama a Beira Baixa) já não se encontra...

O pagamento das inscrições cobre todas as despesas de realização. A maioria dos Juízes (quer nacionais quer estrangeiros) nem cobra os tais 35 euros!
Se alguma responsabilidade se quer imputar a alguém é às organizações.

Assim, antes de mais, tenho que pedir a todos que não coloquem a questão de um Juíz ter que ser infalível porque é remunerado. Colocar a questão nestes termos acho que é redutor e pode desviar-nos do que considero ser essencial.

Um abraço,
João Silvino

Canil d'Alpetratínia
http://www.alpetratinia.net
Fernandopera-Isabel Oliveira
Participante

« Responder #4 em: Julho 29, 2009, 08:53:52 »

bom dia obrigado João pelo mo esclarecimento mas não por isso que eu fiz esses reparos o joão deve saber onde quero chegar

um abraço Fernando Fera

Fernando Pêra
"Afixo Pêra Bernardo", S. Bernardos
leoguima
Subscritor Convidado

« Responder #5 em: Julho 29, 2009, 12:42:58 »

Bons dias,

Acho que não fomos bem interpretados pelo João... A razão muito bem lembrada por si, já tinha ficado esclarecida. Daí que este apelo não é relacionado sequer com os juízes mas sim com as organizações das exposições e dos devidos Clubes que as representam e as organizam. Quando eu dizia que pagamos, não é o que pagamos aos juízes, pois todos sabemos que eles não estão lá pelo tal fee de 35€. No entanto, sem o nosso pagamento e presença, as organizações e os clubes não teriam meios de promover as exposições.

Como diz no tópico, ninguém está a chamar a atenção para a atitude dos juizes mas sim a atitude de quem os escolhe.

Repetindo o apelo do Américo: "Desta forma pedia aos Clubes e Organizadores das Exposições que tivessem em consideração as suas escolhas, para que de futuro possa haver mais exemplares inscritos nos eventos e que os julgamentos sejam feitos de acordo com a qualidade dos exemplares."

Beijinhos
Leonor

Leonor Guimarães
"Cascão do Vale da Beloura" S. Bernardo
Nuno Xavier
Subscritor Anual AJ

« Responder #6 em: Julho 30, 2009, 00:40:46 »

Boa Noite!

Não sou muito dado a que por qualquer pretesto, emita a minha opinião neste como noutro qualquer Forum.

Só o faço quando o motivo me parece importante, bem como a minha opinião poder ser um contributo ao debate de ideias.

Subescrevo na integra o que o meu amigo João Silvino referiu, mas enquanto não houver um codigo deontologico que defina claramente o papel dos Juizes, a sua relação com quem estão a avaliar, bem como possiveis imcompatibilidades no acto de julgar, haverá sempre desconfiança. Essa mesma desconfiança gera por vezes este tipo de pensamento, bem como outros.

Só afirmo isto, porque ja senti na pele actos inqualificaveis e de tamanha gravidade, como estar ja definido os lugares a atribuir e, após uma chamada de atenção por parte de quem se encontrava num lugar posteriormente ao meu, o Juiz decidiu inverter a classificação.A expressão foi " ó Chico estas a passar-te". Ora não sera demais lembrar que nunca mais voltei a apresentar qualquer exemplar a este Senhor, bem como ficou claramente definido para mim desde esse dia a premiscuidade entre expositores e alguns Juizes, com a conivencia de algumas organizações, debaixo de alçada da entidade maxima da nossa Canicultura o CPC.

Saliento que foi das primeiras Exposições onde participei.Querem melhor baptismo do que este?!Mais fiquei surpreendido quando me informaram que havia relações comerciais entre ambos.

Com isto não estou a afirmar que os Juizes são todos iguais,pois ha-os muito bons, isentos e idonios (na sua maioria), quem faça claramente esta distinção entre trabalho durante a semana e julgamentos no fim de semana, entre amizade pessoal e julgar exemplares de pessoas com quem temos amizade e por que não escreve-lo admiração!

Mas é necessario definir regras, da-las a conhecer e pratica-las e sobretudo não deixar ao livre arbitrio dos juizes estas questões.

Só ha julgamentos se houver quem julgar!

Ora aqui esta uma arma que pode e, deve ser utilizada para demonstrarmos o nosso desagrado ou por juizes ou por organizações de Exposições, bem como pelo CPC em ultima instancia.

Quando não conheço um Juiz, procuro saber da sua idoniedade para julgar a minha raça, bem como informar-me qual o seu historial cinofilo.Se não obtiver qualquer informação dou o beneficio da duvida e increvo exemplares. Apos a Exposição analiso a sua prestação tentando ser isento o quanto possivel.O mesmo se aplica ás organizações das Exposições.

Na minha humilde opinião deve haver bom senso em tudo e em todos, mas sobretudo combater este vicio latente nas Exposições por parte de alguns expositores de que quanto mais titulos tiverem melhor não olhando a meios para os obterem,das organizações quanto mais expositores melhor, não olhando ás condições fisicas para albergar caes e acompanhantes, bem como o CPC verificar do bem fazer e do bem executar de tudo e de todos e não virar a cara e assobiar para o lado quando ha problemas.

Nuno Xavier
Afixo "Varanda dos Pastores", Cão da Serra da Estrela
QuintaSinfonia
Subscritor Anual AJ

« Responder #7 em: Julho 30, 2009, 20:09:29 »

Boa tarde,

Acho que o tópico que abri foi mal compreendido por alguns foristas!

Eu não quis pôr em causa a capacidade do juiz julgar devido a conhecimento/amizade com o expositor, mas sim pela conhecimento que tem pelo estalão da raça!

Tendo eu estado presente no último Fórum Internacional do Cão de São Bernardo, e tendo sido convidado para participar da reunião com a presença do Presidente da FCI e o futuro Presidente da mesma, onde foi debatido que os juizes presentes julgassem os exemplares conforme o estalão em vigor (reconhecido pela FCI), custa-me ver que todos os outros juizes (All Round) não seguem essas directrizes.

Visto que o CPC têm várias Comissões, não poderia a Comissão de escolha de Juizes (se é assim que se chama) ter uma pessoa que fizesse um estudo sobre todos os Juizes e as raças em que ele mais tem conhecimento do estalão! Não podemos esquecer que as regras sáo iguais para todos os clubes reconhecidos pela FCI.

O problema que se enfrenta, é que muitos dos Juizes "All Round" vão julgar os exemplares consuante o estalão do seu País, que muitas vezes nem é reconhecido pelo FCI.

Espero que me tenha explicado melhor quanto à intenção de abrir este tópico. A capacidade do Juiz é igual quer haja pagamento, ou não! Não é isso que está em causa... mas sim o seu conhecimento sobre a raça que está a julgar!

Cumprimentos,
Américo Marques

Américo Marques
Afixo QuintaSinfonia
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: