Julho 30, 2010, 02:50:18

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
   Início   Ajuda Calendário Galeria Galeria Entrar Registe-se  
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Cão da Serra da Estrela de Pêlo Curto  (Lida 209 vezes)
Rafael de Zafra
Moderador

« em: Junho 04, 2008, 10:59:41 »

Me gustaría saber datos concretos del Estrela de Pelo Curto...... me apasiona y no se como está la población real.

Espero que halla bastantes ejemplares para una digna continuidad de la raza, me gustan mucho y los veo muy poco por las exposiciones.

Denunciar ao Moderador   Registado
Alp
Moderador

Cão da Serra da Estrela "d'Alpetratínia"

« Responder #1 em: Junho 04, 2008, 13:20:03 »

Olá Rafael,

Tal com em outras raças, falar da População Real do Cão da Serra da Estrela de Pêlo Curto é falar de algo que não está exaustivamente estudado.

Consideremos que há vários tipos de pessoas envolvidas na manutenção da Variedade. 

1º - Os pastores que ao longo dos anos, e ainda hoje, mantêem o Serra da Estrela de Pêlo Curto com o primordial objectivo da protecção dos rebanhos, sem qualquer preocupação ao nível do registo dos cães.

2º -  Alguns pastores que após algum trabalho desenvolvido por diversos canicultores e Instituições (por exemplo CPC e Grupo Lobo) se consciencializaram da mais-valia que representa registar os cães em Livro de Origens, que passaram a fazê-lo e que pontualmente até frequentam algumas exposições.

3º - Proprietários que gostam da Variedade e que pontualmente vão fazendo uma ou outra ninhada, e muito pontualmente aparecendo numa ou outra esposição.

4º - Alguns, poucos, canicultores que vão fazendo algumas ninhadas e aparecendo em exposições.

Quando avaliamos a população registada, apenas conseguimos avaliar o impacto do trabalho desenvolvido pelos 3 últimos tipos de pessoas envolvidas. Do contacto que tenho com a Serra e outras áreas em que o Cão da Serra da Estrela de Pêlo Curto é utilizado na sua função original, diria que a maior parte da população existente ainda está nas mãos do 1º tipo.

Como sabe o frequentar exposições implica uma grande disponibilidade de tempo e meios (principalmente em raças deste porte). Para além disso a procura destes cães não justifica o investimento na busca de títulos para valorizar a descendência.  Quando um de nós (habituais expositores de Pêlos Curtos) não pode ir a uma exposição, normalmente certificamo-nos com os outros que pelo menos um vai para que a Variedade esteja representada. Assim, a representatividade da raça em exposições tem sido bastante reduzida, não espelhando talvez a realidade populacional da Variedade. 

Em breve (assim a minha disponibilidade o permita) espero dar mais achegas a este tópico e apresentar alguns dados.

Um Abraço,

João Silvino

Um abraço,
João Silvino

Canil d'Alpetratínia
http://www.alpetratinia.net
Rafael de Zafra
Moderador

« Responder #2 em: Junho 04, 2008, 13:28:44 »

Muchas gracias Joao por tus datos que me resultan de valiosa información. Menos mal que se cría algo y que en el campo, el sabio campesino conserva algo de esa sangre. sería una pena perder tan precioso animal.

confieso que me gustan más que los de pelo comprido..... que me perdonen los criadores y aficionados.......
da Horta Primeira
Afixo da Horta Primeira
Participante

« Responder #3 em: Junho 04, 2008, 15:35:31 »

Muchas gracias Joao por tus datos que me resultan de valiosa información. Menos mal que se cría algo y que en el campo, el sabio campesino conserva algo de esa sangre. sería una pena perder tan precioso animal.

confieso que me gustan más que los de pelo comprido..... que me perdonen los criadores y aficionados.......

Tenho um especial carinho por esta variedade pois sendo alentejana de alma e coração o meu Pai era da Beira ,nascido em Belmonte e criado em Alcains sempre influenciou o sogro (meu Avô)a ter aqui, na quinta ,exemplares lindos da serra da estrela de pelo curto,portanto a minha alegria ao vê-los nas exposições pela mão do João Silvino um obrigada a ele pelo seu trabalho (e Carla).É pena q aoserem "menos bonitos"  tenham menos compradores e sejam tão pouco conhecidos no estrangeiro e depois infelizmente não ha apoio para q se conserve e sem se venderem é um problema para os criadores arms

Isabel Taborda Oliveira
Afixo da Horta Primeira
Rafael de Zafra
Moderador

« Responder #4 em: Junho 04, 2008, 17:53:32 »

Querida isabel: Me alegro  mucho de compartir tantas cosas contigo........ Bjs.
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: